Droga para diabetes ganha versão para tratar obesidade

diabetes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil) aprovou na segunda-feira o Saxenda, o primeiro medicamento contra a obesidade no país desde 1998. O fármaco deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2016.

O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Victoza, aprovado no país em 2010 para o controle da diabetes tipo 2 e que, por causar perda de peso, gerou uma corrida às farmácias por pessoas que não tinham a doença.

Na época, a Anvisa divulgou um comunicado contra indicando qualquer uso do Victoza diferente do aprovado.

“Já havia pistas de que a liraglutida [princípio ativo da droga] poderia ser eficaz na perda de peso, mas não sabíamos como se comportaria em não diabéticos”, segundo João Eduardo Salles, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

A droga depois foi estudada especificamente para a obesidade e aprovada com esse fim – e com outro nome – nos EUA, no Canadá e na Europa. A única diferença é a dose, maior na nova droga.

“O remédio é novo, ainda está a sendo estudado e é preciso cautela, mas é um avanço no tratamento clínico da obesidade”, avalia Salles. Hoje, há duas drogas disponíveis: sibutramina e orlistate.

O uso do Saxenda é indicado para adultos com IMC (índice de massa corporal) de 30 ou mais (índice equivalente à obesidade) ou 27 ou mais (excesso de peso) desde que haja pelo menos uma outra doença associada ao peso.

Fonte: Folha

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s