App permite que seu celular detecte terremotos

fotocelularO seu celular pode ajudar a detectar terremotos. Parece absurdo, mas essa foi a ideia que motivou o desenvolvimento do aplicativo MyShake, programado por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

O app, disponível gratuitamente para o sistema operacional Android, usa o acelerômetro – dispositivo que identifica quando o usuário vira a tela do celular de lado – e o GPS dos aparelhos para identificar quando um terremoto irá acontecer e qual será a magnitude do sismo.

Quando o aplicativo detecta um possível terremoto, envia a informação para um servidor, fornecendo dados para que os pesquisadores possam confirmar se um abalo realmente pode acontecer ou se é um falso-positivo. Caso o usuário permita, o app funciona em segundo plano no celular, enviando dados para os centros de sismografia.

Para que o MyShake não identifique um terremoto quando o usuário está fazendo uma corrida matinal ou apenas chacoalhando num ônibus ou metrô, os pesquisadores realizaram uma série de testes, colocando smartphones em mesas que simulavam terremotos e outros tipos de tremor, como o barulho da torcida em um estádio de futebol, explosões ou ataques de urso. Em seguida, eles desenvolveram algoritmo para eliminar todos os acontecimentos que não eram terremotos, “ensinando” o app a identificar boa parte dos falsos-positivos previamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s