Procurador Geral da União solicita ao STF autorização para investigar Dilma e Lula

lula_janot

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.

O pedido depende de análise do ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, que irá autorizar ou não a Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigar os dois.

A intenção de Janot de investigar Dilma e Lula decorre dos fatos narrados pelo senador Delcídio do Amaral em delação premiada na Operação Lava-Jato. A investigação também deve atingir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro.

Delcídio afirmou, em sua delação, que Dilma teria participado de uma trama para nomear ministros para tribunais superiores com o objetivo de favorecer investigados da Lava-Jato. A nomeação de Marcelo Navarro para o STJ, segundo o senador, seria parte dessa estratégia. Delcídio também afirmou que Mercadante teria lhe oferecido ajuda para evitar que fechasse o acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República.

Outro fato que a PGR pretende investigar é se a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil foi uma tentativa de obter foro privilegiado e, assim, retirar as investigações das mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato no Paraná.

Espera-se que esse fato não interfira na competência do juiz federal Sérgio Moro em conceder o pedido de prisão preventiva de Lula, conforme assentamos no post anterior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s