Hollande e Merkel lembram centenário da batalha de Verdun

Hollande e Merkel

O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, participaram juntos no domingo, no leste da França do centenário de uma das mais sangrentas batalhas da Primeira Guerra Mundial, num momento em que o eixo franco-alemão não consegue unir uma Europa em crise.

Hollande e Merkel iniciaram o dia no cemitério alemão de Consenvoye.

O presidente francês explicou que deseja que este dia seja uma mensagem para “iluminar o mundo de hoje”, recordando o “suicídio” de nações que afundaram “pelo nacionalismo”.

A respeito da reconciliação franco-alemã, François Hollande insistiu que “o que desejamos fazer com a chanceler Merkel não é uma reconciliação, que já está feita”, mas “queremos dizer juntos o que desejamos fazer, neste atual momento, pela Europa”, um continente que “está doente do mal do populismo”.

Para Merkel, que agradeceu o convite à cerimônia em Verdun como um sinal da “grande confiança” entre os dois países, “não há dúvidas” de que a Europa enfrenta grandes dificuldades. Mas a Europa “já fez e conseguiu muitas coisas”, insistiu a chanceler, recordando a capacidade franco-alemã de “encontrar compromissos” comuns.

Depois da cerimônia no cemitério alemão, os líderes visitaram Verdun. A cidade foi convertida em “símbolo de uma paz fecunda”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s